Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Científica Fundação Osorio?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS GERAIS DE ENVIO DE ARTIGOS PARA A REVISTA CIENTÍFICA FUNDAÇÃO OSORIO 

O conteúdo dos trabalhos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Sob pena de a submissão ser rejeitada, os autores aceitam a condição de que a sua contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

 

I) TIPOS DE MANUSCRITOS

A Revista Científica Fundação Osorio aceita os seguintes tipos de manuscritos para publicação

1) Artigo original: contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisas de caráter original e ainda inéditas (não publicadas). O texto deve ter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas.

2) Artigo de revisão: constitui-se de avaliação crítica sistematizada do estado da arte, literatura especializada ou reflexões sobre assunto determinado (tema delimitado). Mínimo de 12 e máximo de 18 páginas.

3) Relato de pesquisa: texto apresentando estudo avaliativo ou notas prévias de pesquisa contendo dados inéditos, originais e relevantes. Limita-se a um máximo de 10 páginas.

4) Resenha: resenha crítica de obra, publicada nos últimos dois anos a contar da edição da chamada para publicação, limitada ao máximo de 2 páginas.

5) Espaço do graduando e aluno do ensino médio e técnico: destinado à divulgação de artigos resultantes de estudos desenvolvidos por alunos de graduação e do ensino médio e técnico. É obrigatória a apresentação dos dados do professor orientador em nota de rodapé. Devem ser observadas as mesmas normas exigidas para artigos originais, com mínimo de 4 e máximo de 10 páginas.

 

II) NORMAS DE SUBMISSÃO E EDIÇÃO

1) Podem ser submetidos trabalhos em línguas portuguesa, espanhola ou inglesa.

2) O interessado em submeter texto à apreciação da revista deverá efetuar cadastro de usuário na página da RCFO.

3) Efetuado cadastro, o trabalho deve ser submetido mediante transferência do manuscrito no próprio site, seguindo as etapas informadas no campo “nova submissão”. Em caso de dúvidas, deve-se contatar o suporte por meio de e-mail.

4) Os textos devem ser digitados em “Word for Windows” ou “LibreOffice Writer”, fonte “Times New Roman”, corpo 12, espaço 1,5, com margens de 2,5 cm. Utilize o Modelo de arquivo para submissão para formatar o trabalho a ser submetido para a RCFO (Clique em: Template.). Esse procedimento facilita e acelera o trabalho dos editores e revisores.

5) Na primeira página deve constar o título completo do trabalho, o resumo e as palavras-chave (mínimo de três) e, obrigatoriamente, a versão em inglês (Title, Abstract e Key words) ou espanhol (Título, Resumen e Palabras clave). O resumo de artigos originais e de revisão deverá conter de 100 a 200 palavras em espaço simples, com objetivo da pesquisa, metodologia, principais resultados e considerações julgadas relevantes.

6) Em página à parte do texto principal (situada no final do texto original do arquivo a ser submetido) deverá constar o título completo do trabalho, o nome do(s) autor(es) (máximo de 6 autores), sem abreviações, a titulação acadêmica, função ou cargo, o vínculo institucional e o endereço para correspondência e o e-mail. Nessa página deve ser indicado o órgão financiador da pesquisa, quando houver, e se o projeto passou por Comitê de Ética da área.

7) Títulos e subtítulos não devem ter numeração.

8) Os títulos das partes do texto devem ser apresentados em negrito, em caixa alta e sem ponto final.

9) Os subtítulos devem estar em negrito, com a primeira letra maiúscula e sem ponto final.

10) Gráficos, tabelas, fotografias, ilustrações e figuras diversas devem ser incluídas no corpo do texto e numeradas em ordem sequencial, apresentando título e fonte. Somente será aceita imagem com resolução mínima de 300 dpi e extensão .jgp.

11) As páginas não devem ser numeradas.

12) Notas de rodapé devem ser utilizadas somente quando estritamente necessário.

13) O texto será submetido à apreciação de dois pareceristas ad hoc. A equipe editorial se encarregará de editar o manuscrito de forma que o material submetido à apreciação dos pareceristas preserve o anonimato do(s) autor(es), visando a preservar a necessária imparcialidade no processo de análise.

14) Uma vez aprovado o manuscrito, será enviada ao(s) autor(es) carta de aceite assinada pelo editor da revista.

15) A revista se reserva ao direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão da norma culta da língua, sempre respeitado o estilo do(s) autor(es). Provas finais não serão enviadas ao(s) autor(es).

16) A revista, atendendo aos interesses editoriais, poderá decidir por publicar trabalho em edição (volume, número e data) diversa da anunciada à chamada para publicação. O autor será informado dessa decisão quando do recebimento da carta de aceite.

17) A responsabilidade pelas informações e opiniões emitidas pelos autores são da exclusiva responsabilidade dos mesmos. Observa-se que, por princípio, a revista não veiculará conteúdos que expressem ou sugiram discriminação de gênero, etnia ou credo, ou que desrespeitem princípios éticos e legais consagrados pela legislação brasileira.

18) Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser propriedade da Revista Científica Fundação Osorio, podendo, o(s) autor(es), solicitar(em) ao Conselho Editorial reimpressão, total ou parcial em outro meio de divulgação.

19) Ao submeter o trabalho à apreciação, por meio da submissão eletrônica, o autor atesta concordar com as normas de publicação e demais normatizações da Revista Científica Fundação Osorio.

20) Para efetivação da publicação, o autor deverá assinar Termo de Responsabilidade e Direitos Autorais, o qual será remetido ao e-mail do interessado junto com a carta de aceite.

 

III) CITAÇÕES

1) As citações devem seguir o sistema autor-data (NBR 10520/2002).

2) O sobrenome do autor fora de parênteses deve ser escrito com a primeira letra maiúscula e o restante em minúscula e, dentro de parênteses, deve ser todo em letras maiúsculas.

3) As citações diretas devem vir entre aspas e acrescidas do número da página. Exemplo: Para João Rosa (2001, p. 18) “viver aqueles tempos era algo assim duvidoso, certo mesmo era o incerto, do dia de amanhã nada se sabia”.

4) Citações indiretas seguem regra análoga: Segundo Rosa (2001), a vida, em dias de crise econômica, era incerta. Citações com mais de três linhas devem apresentar recuo de 4 cm, letra menor que o texto (corpo 11), sem aspas. Por exemplo: O homem moderno é livre para menosprezar as mitologias e as teologias: isso não o impedirá de continuar a se alimentar dos mitos decadentes e das imagens degradadas. A mais terrível crise histórica do mundo – a Segunda Guerra Mundial e tudo o que ela desencadeou, com ela e depois dela – mostrou suficientemente que a extirpação dos mitos e dos símbolos é ilusória (ELIADE, 2000, p. 15). Em citações de citações deve ser utilizada a palavra apud. Exemplo: No ocidente, é o mito de um monarca que será revelado para inaugurar o reino onde o cristianismo predominará sobre todas as nações (SERRÃO apud SALOMÃO, 2012).

 

IV) REFERÊNCIAS

1) As referências apresentadas ao longo do texto devem constar, em ordem alfabética, no final do texto (NBR 6023/2002). Seguem orientações especificas para referenciamento de alguns tipos mais usuais de obras consultadas:

a) periódicos (revistas cientificas)

TAYRA, F.; RIBEIRO, H.. Modelos de indicadores de sustentabilidade: síntese e avaliação crítica das principais experiências. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.15, n.1, p.84-95, 2006.

SILVA, C. E.; PINTO, J. B.; GOMES, L. J.. Ecoturismo na Floresta Nacional do Ibura como potencial fomento de sociedades sustentáveis. Revista Nordestina de Ecoturismo, Aracaju, v.1, n.1, p. 10-22, 2008.

b) livros

MARCONI; M. A.; LAKATOS, E. M..Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

NUNES, I. J..Nutrição animal básica. 2 ed., Belo Horizonte: FEP-MVZ, 1998. 200 p.

OECD.Environmental indicators: towards sustainable development. Paris: OECD Publications, 2001.

QUIROGA, R..Indicadores de sostenibilidad ambiental y de desarrollosostenible: estado del arte y perspectivas. Santiago do Chile: CEPAL, 2001. Serie Manuales n.16.

SEGNESTAM, L.; WINOGRAD, M.; FARROW, A.. Desarrollo de indicadores: lecciones aprendidas de América Central. Washington: CIAT-BM-PNUMA, 2000.

c) capítulos de livro

BOO, E.. O planejamento ecoturístico para áreas protegidas. In: LINDBERG, K.; HAWKINS, D. E..Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo: Senac São Paulo, 1999. p.65-80.

HOMMA, A.K.O.. Do extrativismo à domesticação – 60 anos de história. In: MENDES, A. D..A Amazônia e o seu banco. Manaus: Banco da Amazônia, 2002. p.137-156.

PEDRINI, A. G.. A educação ambiental no ecoturismo brasileiro: passado e futuro. In: SEABRA, G..Turismo de Base Local: identidade cultural e desenvolvimento regional. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2007. p.30-56.

d) anais de eventos

SILVA, C. E.. Ecoturismo no Horto Florestal do Ibura como potencial fomento de sociedades sustentáveis. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9., Guarapuava, 2006. Anais. Guarapuava: Unicentro, 2006. CD-ROM.

SILVA, C. E.. Gerenciamento pelas diretrizes: planejamento estratégico do CEPECS Brasil. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 5., Joinville, 2007.

Perspectivas da educação ambiental na região ibero-americana. Rio de Janeiro: Associação Projeto Roda Vida, 2007. CD-ROM.

e) revistas de noticias

NILIPOUR, A. H.; BUTCHER, G. D..Manejo de broilers: Lasprimeras 24 horas. IndustriaAvicola, Mount Morris, v. 46, n. 11, p. 34-37, nov. 1999.

f) teses, dissertações e monografias

FILHO, P. C. C.. Gestão estratégica da informação e sua importância no sucesso das organizações. 2003. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

SCHULZE, E..Participação e estrutura de poder no modelo de gestão cooperativa: o caso UNIMED no RS. 2002. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

g) leis ou normas jurídicas

BRASIL. Lei nº 11.428 de 22 de dezembro de 2006. Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do bioma Mata Atlântica, e dá outras providências. Brasília, 22 dez 2006.

SERGIPE. Decreto nº 13.713 de 14 de junho de 1993. Institui a criação da Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu. Aracaju, 14 jun 1993.

h) documentos governamentais

BRASIL. Diretrizes e prioridades do plano de ação para implementação da Política Nacional da Biodiversidade. Brasília: MMA, 2006.

IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável: Brasil 2002. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.

MMA; MEC. Coletivos jovens de meio ambiente: manual orientador. Brasília: Dreams, 2005. 

i) documentos ou matérias não diferentes dos anteriores coletados na Internet

PORTUGAL, A. D.. O desafio da agricultura familiar. EMBRAPA, 2004. Disponível em: http://www.embrapa.br/imprensa/artigos/2002/artigo.2004-12-07.2590963189. Acessado em 18 jan 2009.

Tabelas: devem fazer parte do corpo do artigo, devem ser numeradas e seqüenciadas e ser apresentadas no módulo tabela do Word. O título deve ficar acima, com letra em tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples.

Gráficos, Figuras e Fotografias: devem ser inseridos no texto após a citação dos mesmos. O título deve ficar acima. O título deve ficar acima, com letra em tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples.

Símbolos e Fórmulas Químicas: deverão ser feitos no processador Word ou inseridos como figura ou PDF. O título deve ficar acima, com letra em tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples. Devem ser numeradas e seqüenciadas.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Revista Científica Fundação Osorio pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à RCFO.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.