v. 2, n. 1 (2017)

Revista Científica Fundação Osorio

                   Fundação Osorio ontem e hoje

     A ideia de custear os estudos de algumas órfãs de militares já existia desde a criação do Colégio Militar do Rio de Janeiro, mas foi o Marechal Nepomuceno Mallet que, em 1907, aproveitando as discussões sobre as comemorações do centenário do Marechal Osorio levou o projeto aos seus superiores e conseguiu lançar a ideia para a criação desta Fundação.

     Neste mesmo ano, materializando esse objetivo, foi desenvolvido um trabalho filantrópico, com recursos arrecadados entre oficiais do Exército e da Armada, amparando e educando um pequeno número de meninas.

     Após muito esforço e alguns anos de espera, a semente germinou. A Fundação Osorio foi criada em 1º de junho de 1921, deixando de ser apenas um sonho para se tornar um estabelecimento de ensino.

     Em 24 de maio de 1926, nas já valiosas propriedades da rua Santa Alexandrina, adquiridas pelos nossos primeiros administradores, foi construído o Liceu e foram feitas as adaptações na casa que recebeu a primeira turma de meninas. Na década de 40, foram incorporados ao patrimônio da Fundação, a “Vila Getúlio” e o “Edifício Epitácio Pessoa”, enquanto que o mais novo pavilhão, o “Marquês do Herval”, foi erguido em 1978, permitindo a escola atender, hoje, a mais de 950 alunos, entre meninas e meninos, instruindo e educando, desde os primeiros anos escolares até o Ensino Médio/Profissionalizante.

     A Lei nº 9026, de 10 de abril de 1995, alçou a Instituição à categoria de Fundação Pública, proporcionando-lhe aumento de receita e melhoria das instalações. Desta forma, a Fundação Osorio, coloca à disposição de seus alunos amplas salas de aula, laboratórios de Ciências Físicas e Biológicas, laboratório de Informática, sala de Artes, uma biblioteca, um amplo ginásio de esportes, um refeitório, uma seção de saúde e um amplo auditório.

     Como vemos, aquela semente, lançada em terra fértil, cresceu e se transformou, hoje, é uma árvore frondosa que vem frutificando e entregando à sociedade, a cada ano, turmas de alunos cada vez mais capacitados e preparados para enfrentarem novos desafios.

     Hoje, todos os recursos recebidos por nossa escola são orientados para o cumprimento de sua missão: “Ministrar a educação básica e a profissional aos dependentes legais de militares do Exército e das demais Forças Singulares, desenvolvendo competências para o trabalho e exercício da cidadania”. Apoiado em tradições históricas, esse trabalho é facilitado por alguns parceiros muito importantes, com destaque para o Exército Brasileiro que, entendendo as nossas dificuldades, não mede esforços para nos ajudar.

     Destacamos também, com grande prazer, neste segundo número de nossa revista eletrônica, o importante trabalho dos nossos professores e registramos o crescente engajamento de todos eles nos programas de educação continuada. Vale a pena lembrar que hoje existe, um merecido reconhecimento da administração pública com a carreira, as competências e experiências adquiridas pelos mestres que conosco colaboram.

     A figura do professor tem que ser respeitada e o valor da sua contribuição no processo ensino-aprendizagem, inteligentemente aproveitada. O desempenho do nosso Corpo Docente está sempre  impulsionando a escola para a meta de: “ser reconhecida como um educandário de referência”, com princípios e disciplina, condições essenciais para o êxito de qualquer atividade humana.

     A Fundação Osorio é uma verdadeira escola de vida, que prima pela formação ética, intelectual, física e social de seus alunos. Em meio à crise vivida pelo nosso país, ao vendaval de corrupção que enfraquece as nossas crenças e envergonham o nosso povo, buscamos os exemplos de nosso patrono, o General Osorio, para continuar firmes no propósito de formar cidadãos conscientes de seus deveres e de suas responsabilidades, em condições de impedir que os sadios e tradicionais valores da nação brasileira sejam desvirtuados.

 

                     Luiz Sérgio Melucci Salgueiro - Coronel

Presidente e Diretor de Ensino da Fundação Osorio

Sumário

Artigos

Carolina Bonisson Cardoso Pereira, Eduardo Vicente do Couto
PDF
1-28
Sabrina Celestino Celestino
PDF
28-37
Lamartine Pragana Galvão
PDF
38-53
Marcelo Franco Patané Júnior, Valdiney Geraldo de Oliveira, William Fernando Oliveira Peña Gutierrez, Ivan Camargo Pinheiro, José Renato Lima de Carvalho, Josué Terra Siebra de Sousa
PDF
54-73
Lívia Freitas Pinto Silva Soares
PDF
74-90